segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Viagem

Estou de regresso a Lisboa. Olho para o exterior, por detrás do vidro espesso do autocarro; percorro com rápidos movimentos oculares as árvores e os candeeiros de luz pública que surgem do nada, parecendo mover-se à velocidade da luz. Lá fora está escuro. Contrariando essa perspectiva, cá dentro, as luzes acesas pelos leitores que não cedem ao sono, encandeiam como faíscas.

Ao meu lado, do outro lado do corredor, vai um rapaz, provavelmente da minha idade. Não sei o quê nem porquê, mas algo nele me atrai. Vai a dormir, o que me permite observá-lo com maior cuidado. Parece um caracol, todo dobrado; tem o telemóvel nas mãos e a cabeça caída sobre o braço da cadeira. Os pés, esses, pendem sobre o chão. (Faz-me esboçar um sorriso).

Tentada pelas memórias, regresso ao mundo exterior. Recebi, no início da viagem, uma mensagem tua. De imediato abriu-se-me um sorriso no canto da boca: “eu sabia que acabarias por ceder!”. Mas as luzes que persistem em atingir-me, fazem-me retornar ao mundo real. A verdade é que não gosto de ti. Mas então porque raio mexes tu assim comigo?! Pelo menos já aprendi a enganar os sentidos do coração e a meter a parte racional a funcionar. Com pouco esforço, desvio o pensamento que me traz a tua memória à cabeça; imagens que vão ficando cada vez menos nítidas, passando lentamente por entre os meus neurónios.

Já não interessa. O que vier, virá e será recebido a bem. Mas não, agora não interessa. Sinto-me confortável e em paz comigo mesma.

Volto, então, a olhar para o lado. O rapaz mudou de posição. Está, agora, esticadinho, sereno. O seu espírito acalma-me...

Neste momento, penso como é impressionante o cérebro humano, que abarca tantos pensamentos num só período de tempo, recuperando e atirando para o lado imagens sem fim, como se de rascunhos imensos se tratasse.

Bem, estou quase a chegar ao meu local de destino. Deixo, assim, a pena e a tinta de lado. A vocês, desejo uma boa viagem. Que se permitam levar pelo maravilhoso mundo do desconhecido, nessa viagem que é tudo aquilo que quiserem e desejarem.


Sem comentários:

Enviar um comentário